Hoje, o texto é acerca de algumas dicas de temas para SIPAT. Portanto, confira o texto!
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é composta por palestras, treinamentos, dinâmicas, teatros, sorteios, enfim, para que este evento ocorra de forma eficiente e proveitosa faz-se necessário a escolha inteligente dos temas, tal como a forma que serão apresentados aos funcionários, para que os temas da SIPAT se tornem efetivamente atrativos, proveitosos e disponha da participação e atenção de todos.
Há assuntos inerentes ao curso de formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), os quais muitas vezes são confundidos e erroneamente, considerados como temas obrigatórios para a SIPAT, quando na verdade, não há temas obrigatórios ou padrão, mas recomenda-se que sejam relacionados à Segurança e Saúde do Trabalho (SST).
Portanto, é preciso criatividade e uma boa análise sobre as demandas e necessidades da empresa. E partir disso, a CIPA em conjunto com o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), identificar e eleger os melhores temas para SIPAT.
É importante destacar, que conforme a alínea “o” do subitem 5.16 da Norma Regulamentadora nº 05 (NR-05), a CIPA terá por atribuição:
“o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT;“
Além disso, a alínea “p” do subitem 5.16 da NR-05, a CIPA terá por atribuição:
“p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.“
Em relação ao último subitem mencionado, as empresas costumam aproveitar o período da SIPAT para realizar também as campanhas de prevenção da AIDS.
Índice
Como escolher os temas para SIPAT
O primeiro critério para escolher os temas da SIPAT é identificar as demandas, as necessidades, as falhas e os principais agravantes referentes ao processo produtivo e a segurança e saúde do trabalho na empresa.
A importância desta identificação está na coerência entre os temas para SIPAT e a real circunstância vivida na organização, com isso o resultado da SIPAT tende apresentar o maior êxito possível.
Esta identificação é feita através da observação direta, da avaliação do clima organizacional, do levantamento das ocorrências de acidentes e doenças ocupacionais, entre outros fatores.
Essas observações poderão ser realizadas pela CIPA, juntamente com o SESMT, bem como contar com a colaboração e participação de outros setores, como os recursos humanos (RH), a diretoria, etc.
Para isso é importante observar o cotidiano e o comportamento dos funcionários, avaliando a forma de execução das atividades, tal como escutando as demandas e opiniões dos funcionários, entre outros.
Fazer o levantamento desses fatores é interessante para visualizar no papel as estatísticas da empresa, tornando possível perceber o que é mais frequente e assim, escolher os temas para SIPAT mais coerentes. Outro critério para escolha dos temas é levar em consideração os assuntos de interesse dos funcionários, para que haja uma maior atenção e adesão ao evento.
Como planejar uma palestra para SIPAT
Uma vez escolhido os temas, os palestrantes devem planejar e desenvolver sua apresentação de acordo com o espaço oferecido, bem como em conformidade com o número de participantes. É preciso organizar previamente os materiais necessários, os recursos audiovisuais, estipular se haverá ou não dinâmica de grupo, escolher o formato da apresentação, estipular o tempo de duração, entre outros fatores.
A partir disso, o profissional deverá estruturar o conteúdo ministrado de acordo com o objetivo almejado.
⇒ Leia também: Como Organizar uma SIPAT – Passo a Passo.
Dicas de temas para SIPAT
Não se esqueça de eleger os temas com base na realidade da empresa, sem deixar de ressaltar as questões que ainda não ocorrem, mas que também devem ser prevenidas. Veja a seguir, algumas sugestões de temas para SIPAT:
- Coleta Seletiva;
- Reciclagem;
- Hipertensão arterial e diabetes;
- Estresse, depressão, ansiedade;
- Motivação no trabalho;
- Brincadeiras inadequadas no ambiente de trabalho;
- Sinalização de segurança no ambiente de trabalho;
- Noções básicas de primeiros socorros;
- Ergonomia;
- Acidentes de trajeto;
- Prevenção de acidentes domésticos;
- Alimentação saudável;
- Os benefícios e dicas de higiene pessoal;
- LER/DORT;
- Trabalho em equipe;
- Uso correto dos EPI e EPC;
- A importância da ginástica laboral;
- A importância da comunicação no trabalho;
- Riscos e cuidados com máquinas e equipamentos;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Drogas, alcoolismo e tabagismo;
- Benefícios da segurança do trabalho;
- Riscos de substâncias químicas e proteção;
- Relacionamento interpessoal no trabalho;
- Higiene e organização do trabalho;
- Direção defensiva;
- Trabalho em altura;
- Trabalho em espaços confinados;
- A importância e o papel da CIPA;
- O papel do SESMT;
- As classificações e o uso dos extintores de incêndio;
- O uso das redes sociais no ambiente de trabalho.
⇒ Leia também: Brincadeiras para SIPAT.
Como vimos, há uma diversidade enorme de temas para SIPAT, a partir destas sugestões é possível desenvolver um evento capaz de prevenir a ocorrência de vários agravantes e combater os problemas enfrentados na empresa.
Além disso, estes temas permitem reflexão e conscientização, consequentemente proporcionando uma maior qualidade de vida aos colaboradores.