A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das organizações ou instituições deve realizar anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com o objetivo de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores.
O mesmo vale durante a pandemia, onde os cuidados com a saúde devem ser redobrados a fim de preservar a segurança e a saúde ocupacional.
Inclusive, o Ministério da Economia, por meio do Ofício Circular SEI nº 1088/2020/ME, de 27 de março de 2020, divulgou orientações para o SESMT e a CIPA referentes à pandemia da Covid-19.
No entanto, você sabe como fazer a SIPAT na pandemia? Se não, confira a seguir algumas ideias para organizar a sua SIPAT em tempos de pandemia.
Afinal, esse tipo de evento sempre exigiu dos organizadores bastante responsabilidade, que foi intensificada com os atuais protocolos de segurança contra a Covid-19, demandando maior criatividade e discernimento dos organizadores.
Índice
SIPAT e a Nova NR-5
Antes de tratarmos sobre a SIPAT na pandemia, é importante chamar a atenção sobre um detalhe da nova Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5).
De acordo com o subitem 5.4.13 da nova NR-5, temos que:
“5.4.13 Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I e não for atendido por SESMT, nos termos da Norma Regulamentadora n° 4 (NR-04), a organização nomeará um representante da organização dentre seus empregados para auxiliar na execução das ações de prevenção em segurança e saúde no trabalho, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, por meio de negociação coletiva.”
Logo em seguida, o subitem 5.4.13.1 da NR-5 dispõe que:
“5.4.13.1 No caso de atendimento pelo SESMT, este deverá desempenhar as atribuições da CIPA.”
Portanto, caso ocorra a situação descrita no subitem 5.4.13.1 da nova NR-5, referente ao subitem 5.4.13, a SIPAT dessa organização será de atribuição do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Depois disso, confira a seguir alguns temas e ideias para a SIPAT na pandemia. Veja também, como organizar uma SIPAT durante esse período.
Temas para SIPAT na Pandemia
Não há dúvidas, de que a pandemia alterou a vida pessoal e profissional das pessoas.
Na vida pessoal, muitas pessoas tiveram sua saúde física e mental afetadas, resultando problemas como ansiedade, obesidade, depressão, hipertensão, estresse e até ideação suicida, entre outros.
No ambiente de trabalho, muitas organizações tiveram suas atividades paralisadas, algumas adotaram o modo home office e outras tiveram que realizar a redução da escala, bem como outras alternativas que buscassem garantir a efetividade das práticas de higiene e segurança contra o coronavírus (Covid-19).
Elevando ainda mais, a importância e a necessidade de promover medidas de prevenção à saúde dos trabalhadores.
Dessa forma, perante a obrigatoriedade de realização da SIPAT e atual circunstâncias da pandemia, nada mais coerente do que trazer temas relacionados à pandemia global causada pelo coronavírus.
Dessa forma, segue alguns temas para a SIPAT na pandemia:
- Ergonomia no trabalho home office;
- Práticas de prevenção da Covid-19 no ambiente laboral;
- Dicas de como cuidar da saúde física e mental durante a pandemia;
- Como aliviar o stress e ansiedade durante o isolamento social;
- Reflexão sobre lições aprendidas com a pandemia;
- Expectativas e tendências do cotidiano pós-pandemia;
- Hábitos saudáveis em tempos de pandemia;
- Dicas de como manter o equilíbrio emocional durante e após o confinamento.
Além da seleção apropriada dos temas, em tempos de pandemia, é necessário também trazer soluções inovadoras para a realização da SIPAT, com o objetivo de viabilizar a participação do maior número de trabalhadores.
⇒ Leia também: Temas para SIPAT.
Ideias para SIPAT na Pandemia
De forma surpreendente, a pandemia impulsionou o uso de tecnologias que possibilitaram a manutenção dos compromissos, a realização de eventos e reuniões profissionais, sem comprometer as medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19).
Logo, é importante também considerar essas inovações para a realização da SIPAT, a fim de manter o distanciamento social e evitar o contágio entre os trabalhadores. Bem como, viabilizar o cumprimento da NR-05 e demais exigências legais de segurança e saúde do trabalho.
Como fazer a SIPAT na pandemia
Entre as principais ideias para a SIPAT na pandemia, temos:
- SIPAT online: Consiste em realizar o evento ao vivo, permitindo a interação simultânea entre os participantes. Exemplo(s): Zoom, Google Meet, Skype, YouTube Live, entre outros;
- SIPAT virtual: Consiste em realizar o evento através de vídeos previamente gravados e editados, podendo ser assistidos a qualquer momento. Exemplo(s): Vimeo, Dailymotion, YouTube, entre outros.
Vale ressaltar, que tanto a SIPAT online como a virtual o trabalhador poderá assistir de qualquer local através do seu smartphone, tablet, notebook ou desktop.
Ferramentas auxiliares ou complementares
Segue abaixo, mais alguns recursos para potencializar sua SIPAT na pandemia:
- Ferramentas de gamificação online: Possuem grande relevância na aprendizagem online, pois permitem através de jogos, quiz ou questionários tornar o aprendizado muito mais divertido e atrativo, bem como verificar o desempenho dos participantes. Exemplo(s): Kahoot, Socrative, entre outros;
- Google Forms: é uma ferramenta que permite a criação de formulários, listas e pesquisas rápidas.
Portanto, conforme já mencionado, a pandemia aproximou de forma considerável o grande público dos recursos tecnológicos, possibilitando a manutenção e o cumprimento da maioria das responsabilidades, sem comprometer as medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19).
Assim como, viabilizaram a realização da SIPAT nas organizações e a participação do maior número de trabalhadores, sem desconsiderar o direito à vida e à saúde das pessoas.