A sigla SST, apesar de muitos não conhecerem, possui um significado extremamente importante, especialmente no tocante a garantir os direitos, a segurança e a saúde dos trabalhadores.
As estatísticas de acidentes durante a jornada de trabalho no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são preocupantes, o Brasil ocupa o 4º (quarto) lugar no ranking de acidentes de trabalho, por isso é essencial que as empresas adotem mais efetivamente a política de SST.
O que significa SST?
A sigla SST significa Segurança e Saúde do Trabalho, trata-se de procedimentos e metodologias legalmente estabelecidas aos empregados e empregadores, que quando aplicadas corretamente, minimizam ou eliminam a ocorrência dos acidentes de trabalho, tal como os agravos à saúde do trabalhador.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atual Ministério do Trabalho e Previdência, é o principal regulamentador da legislação trabalhista, pertinente a segurança e saúde do trabalho.
Em razão da exigência de determinadas leis e Normas Regulamentadoras (NR), utiliza-se também algumas Normas Brasileiras (NBR), aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Objetivo da SST
A Segurança e Saúde do Trabalho (SST) tem como principal objetivo proporcionar as empresas e os empregados um ambiente de trabalho saudável, através da eliminação, minimização ou controle dos riscos ocupacionais que existam ou possam existir nos locais de trabalho.
⇒ Leia também: O que é Segurança do Trabalho?
A importância da SST
Possuir trabalhadores saudáveis e seguros, representa uma melhoria na produtividade e na reputação da empresa, sem mencionar a redução dos gastos que seriam destinados a arcar com indenizações, multas, medicamentos e demais despesas resultantes do descumprimento das Normas Regulamentadoras e demais exigências legais de segurança e saúde no trabalho.
No Brasil há concursos, campanhas e incentivos por parte do governo para que as empresas ou instituições respeitem e pratiquem efetivamente a política de segurança e saúde do trabalho, assim como estabelece penalidades às empresas ou instituições que não cumprirem corretamente as diretrizes e os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho.
e. muito. bom. saber que existe pessoas preocupadas em descumplicar o. SST.
Boa tarde, sou aluna universitária gostaria de saber se vocês são responsáveis pelas fiscalizações das normas de ergonomia NR – 17 e NR- 28? se não, quem é responsável? qual é o período que a fiscalização acontece com que frequência?
Ingrid Mayara, os Técnicos em Segurança do Trabalho são responsáveis técnicos por implantar, junto com os recursos disponibilizados pela empresa, as Normas regulamentadoras, visando a integridade física e psicológica do trabalhador e evitar que a empresa seja multada ou processada por danos causados aos seus colaboradores, junto com SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, composto por profissionais especialistas em segurança e saúde do trabalho são realizados eventos para prevenção de acidentes com auxilio de colaboradores integrantes da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, através de votação entre os integrantes da empresa e por período de até dois anos para auxiliarem as ações preventivas.
boa tarde o minha aposentadoria está no sst o que significa? tenho ppp tempoinsalubre mas dei entrada na aposentadoria por tempo de contribuição grato