A segurança e a saúde no trabalho são preocupações atuais que tanto as grandes como as pequenas empresas devem ter, pois o maior recurso das organizações são os funcionários.
Dessa forma, a melhoria das condições de trabalho é uma responsabilidade das empresas, uma vez que o trabalho é um fator importante no desenvolvimento de diversas doenças, bem como de riscos de acidentes.
Para que a segurança e a saúde do trabalho funcionem de forma integrada aos demais aspectos organizacionais, surgiu o SGSST. Para saber mais sobre este sistema, continue lendo.
Significado de SGSST
A sigla SGSST significa Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, trata-se de uma ferramenta de prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais através de métodos de integração na gestão.
O SGSST envolve a definição da estrutura operacional, o planejamento das atividades, a definição das responsabilidades, a definição das necessidades e dos recursos, a identificação, a avaliação e o controle dos perigos e riscos.
Portanto, o sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho deve atravessar todos os aspectos da empresa para que a prevenção seja eficaz, isto significa que este sistema de gestão deve abranger todas as atividades, situações, comportamentos e atitudes do âmbito da organização.
Para que o SGSST funcione, é preciso um conjunto de normas, como a OHSAS (Occupational Health Safety Assessment Series), que são especificações para certificação da gestão da saúde e segurança do trabalho.
Objetivo do SGSST
O SGSST objetiva a implementação de métodos mais eficazes na aplicação dos fundamentos de segurança e saúde, isto é, proporciona uma metodologia que visa a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
A metodologia supracitada envolve os seguintes objetivos:
- Aplicação de normas;
- Avaliação dos comportamentos;
- Avaliação de riscos;
- Melhoria do comportamento organizacional;
- Melhoria do processo de tomada de decisões;
- Mudanças necessárias de recursos;
- Mudanças necessárias de operações;
- Respeito à legislação.
Em síntese, os objetivos do SGSST se resumem em quatro etapas chamadas de Ciclo de Deming, a saber: planejamento, desenvolvimento, verificação e ajuste. São etapas que funcionam constantemente para que a prevenção seja garantida.
Benefícios do SGSST
Os benefícios do SGSST são voltados para a empresa, o colaborador e para a sociedade, verifique quais são estes benefícios:
Para a empresa:
- Maior organização e eficácia das ações;
- Cumprimento das Leis;
- Maior produtividade;
- Redução de custos relacionados a problemas de saúde dos colaboradores;
- Redução do absenteísmo e da rotatividade;
- Redução do índice de acidente de trabalho;
- Reconhecimento e confiança da imagem da organização.
Para o colaborador:
- Maior bem-estar físico e psicológico;
- Redução do nível de estresse e distúrbios emocionais;
- Mais motivação e satisfação;
- Redução de riscos de acidentes;
- Maior conforto e segurança durante execução das funções;
- Redução da possibilidade de desligamento.
Para a sociedade:
- Melhora da economia local;
- Consumo mais consciente;
- Maior produtividade e melhor retorno social;
- Redução de indivíduos doentes;
- Redução de despesas previdenciárias.
Em síntese, são inúmeras as vantagens do SGSST, de forma que seu custo-benefício seja bastante viável e compensador.
A importância do SGSST
Hoje em dia, cada vez mais, as empresas passam a se preocupar mais com a segurança e com a saúde dos seus colaboradores. No entanto, não são todas as empresas que possuem a consciência e a cultura de implementar, de forma objetiva, precisa e válida as ações de prevenção.
As empresas que se preocupam com o bem-estar dos colaboradores, muitas vezes não conseguem de fato atender esta questão de forma eficaz. Por isso, o SGSST é importante, ou seja, para que haja um parâmetro de aplicação das ações de segurança e saúde do trabalho, um método e uma base nos quais os gestores se apoiam e consigam agir de forma certa e organizada, atingindo um maior nível de segurança e saúde no trabalho.