Saiba o que é FMEA, por que implementá-lo na sua empresa e quais são as vantagens de utilizá-la.
A sigla FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é um sistema de detecção e análise de falhas durante o processo produtivo.
Objetivo do FMEA
Seu objetivo é aumentar a confiabilidade de determinado produto, para que itens com inconformidades não cheguem ao cliente.
Como funciona o FMEA
O FMEA sistematiza um grupo de atividades para detectar eventuais falhas e avaliar seus efeitos no projeto ou no processo de produção. Identificadas as falhas, são propostas ações para eliminar ou reduzir sua ocorrência.
Com base nesses dados, organiza-se uma lista de possíveis falhas, acompanhadas do risco que elas oferecem à produção, probabilidade de ocorrência, detectabilidade e ações que podem ser tomadas para minimizá-las.
Tipos de FMEA
Os tipos de FMEA são classificados de acordo com o seu objetivo, a metodologia e as etapas de análise são praticamente as mesmas. Há quatro modalidades:
- FMEA de Design: também chamada de FMEA de projeto ou produto, considera as falhas que podem ocorrer dentro das especificações do projeto;
- FMEA de Processos: analisa as falhas no planejamento e execução do projeto;
- FMEA de Sistemas: considera as falhas de sistemas, subsistemas, seus elementos e interações entre sistemas nas fases conceituais e de projeto;
- FMEA de Serviços: analisa os serviços antes que eles cheguem ao consumidor.
Quando usar o FMEA
É aconselhável aplicar o FMEA em todas as fases do processo, especialmente no desenvolvimento do conceito, na formulação do projeto preliminar, na conclusão do projeto detalhado e durante programas de melhoria do projeto.
Uma dificuldade encontrada durante as fases iniciais é a falta de informações precisas sobre o produto. No entanto, isso não impede o uso do FMEA, que pode ser aplicado respondendo-se a algumas perguntas básicas:
- Quais falhas cada parte do produto poderia apresentar?
- Quais mecanismos poderiam produzir essas falhas?
- Quais seriam os possíveis efeitos dessas falhas?
- As falhas representariam perigo?
- Como poderiam ser detectadas essas falhas?
- Qual ação pode ser planejada durante o processo para evitar ou compensar essas falhas?
Importância do FMEA
O FMEA possibilita à empresa conhecer melhor e mais a fundo seus processos de produção e os eventuais problemas que seus produtos podem apresentar, bem como desenvolver mecanismos para minimizar esses problemas e evitar que eles cheguem ao consumidor. Dessa forma, pode-se estabelecer e hierarquizar as prioridades de melhorias, investimentos e testes.
Como benefícios imediatos, pode-se apontar o aumento da produtividade e da satisfação do cliente. A longo prazo, introduz na organização a atitude de prevenção, cooperação e trabalho em equipe, além de assinalar o compromisso da empresa com a evolução de suas técnicas e o melhoramento contínuo de seus produtos.