Sabe-se que condições de trabalho impróprias podem desencadear uma série de complicações na saúde do trabalhador, tanto em relação à saúde mental, como a física, por isso, hoje uma das maiores preocupações das empresas tem sido prevenir a ocorrência destas complicações através de várias medidas.
Uma destas medidas de prevenção é a cinesioterapia laboral, que consiste em um conjunto de atividades terapêuticas no ambiente profissional e com foco na melhoria da qualidade de vida no trabalho. É constituída de exercícios de alongamento, fortalecimento, relaxamento e holísticos.
Para entender melhor, o termo cinesioterapia é originado da palavra grega “kinesis”, cujo significado é “movimento” e “therapia” que se refere à “tratamento”. Diante disso, pode-se começar a compreender que diferente da ginástica laboral, a cinesioterapia tem um foco terapêutico mais acentuado.
O profissional que realiza a cinesioterapia laboral deve ser um fisioterapeuta ou educador físico, o mesmo deve elaborar o plano de atividades de acordo com o perfil da empresa e com as características das funções desempenhadas.
Índice
Benefícios da Cinesioterapia Laboral
Como já se sabe, o trabalho é um fator que afeta a saúde do ser humano, por isso é necessário que seja de uma forma positiva, isto é, que o trabalho seja uma fonte de realização, prazer, qualidade de vida, auto-estima, etc. Estes são apenas alguns dos benefícios da cinesioterapia laboral, abaixo estão listados ainda mais:
- Melhora no relacionamento organizacional;
- Prevenção de LER/DORT, devido ao fortalecimento e flexibilidade adquiridos com o exercícios;
- Prevenção de problemas psicológicos, como estresse, Burnout, ansiedade, depressão;
- Melhora nos aspectos cognitivos, como atenção, memória, criatividade;
- Aumento da produtividade, pois com a melhora dos demais aspectos, torna-se uma conseqüência positiva e isto, ainda resulta em melhora da autoestima;
- Crescimento profissional, ao invés de desligamento ou afastamento;
- Equilíbrio hormonal, ou seja, redução do cortisol e aumento da serotonina;
- Reflexo na qualidade de vida fora do trabalho.
Sem mencionar os benefícios para a própria empresa, isto é, melhora da imagem no mercado, redução de gastos, maior adesão dos funcionários à empresa, aumento dos lucros finais, etc.
Tipos Cinesioterapia Laboral
Há três tipos básicos de cinesioterapia laboral, confira:
- Tipo 1- Preparatória: é realizada logo no início do expediente, geralmente dura de 10 a 15 minutos, inclui exercícios de fortalecimento e alongamento, tem como objetivo ativar as funções orgânicas para preparar o corpo para as atividades do dia;
- Tipo 2- Compensatória: realizada no meio do expediente, a duração de 10 minutos é suficiente para eliminar a fadiga, retomar a concentração, restabelecer as taxas desejadas de hormônios, neurotransmissores, da circulação e da respiração, através de exercícios que compensam o esforço feito até o momento;
- Tipo 3- Relaxante: por fim, este tipo é realizado ao final do expediente, contendo exercícios de respiração, relaxamento muscular e alongamento, o que contribui também para evitar acidentes no retorno do trabalho.
A importância da Cinesioterapia Laboral
Apesar dos benefícios serem comprovados e percebidos com muita evidência, ainda há empresas que duvidam da real importância da cinesioterapia laboral, porém empresas organizadas que medem seus resultados e suas falhas podem garantir que o investimento na cinesioterapia gera resultados tangíveis tanto na redução do índice de acidentes e doenças, como no aspecto financeiro e no marketing da empresa.
Além disso, a cinesioterapia é importante para os funcionários, pois previne diversas doenças relacionadas ao trabalho, é também um estímulo capaz de melhorar a vida pessoal, profissional e social dos trabalhadores.