Os tratores agrícolas contribuíram intensamente para a modernização, a produtividade e o desenvolvimento das atividades rurais no Brasil. Em contrapartida, elevou significativamente o número de acidentes de trabalho nas atividades rurais, como as atividades agrícolas e a exploração florestal.
O crescimento do número de acidentes de trabalho nas atividades rurais envolvendo tratores agrícolas tem vários fatores, primeiramente deve-se ao aumento e a presença súbita da modernização nos trabalhos rurais, antes realizados praticamente de forma manual. Com isso, a falta de instrução a respeito da operação dos tratores agrícolas e da utilização adequada dos equipamentos de segurança favoreceram para esses acidentes laborais.
Entre outros fatores, podemos destacar a falta de manutenção, a falha humana, o uso inapropriado do trator, a ausência da cobertura de proteção ou estrutura de proteção ao capotamento (EPC) e a falta de uma proteção que cubra a parte superior e as laterais da tomada de potência (TDP) dos tratores agrícolas, conforme estabelece o subitem 31.12.35 da Norma Regulamentadora nº 31 (NR-31).
O tipo de acidente mais comum na operação dos tratores agrícolas é o seu tombamento. Entre as suas principais causas estão: o excesso de velocidade, o uso inapropriado do trator agrícola, a tração inadequada, a desatenção nas curvas, principalmente nas curvas fechadas, os trabalhos próximos a barrancos, morros e outras superfícies irregulares.
Dicas de Segurança na Operação de Tratores Agrícolas
Entre as inúmeras dicas de segurança na operação dos tratores agrícolas, citaremos as seguintes:
- Primeiramente, os tratores agrícolas devem ser operados por trabalhadores capacitados, qualificados ou habilitados;
- Não realizar o transporte de pessoas no trator;
- Sempre utilize a cobertura de proteção no trator, pois evita que o tratorista seja esmagado, no caso de tombamento;
- Use sempre o cinto de segurança, exceto nas máquinas autopropelidas constantes no Quadro I do Anexo IV da NR-31;
- Desligar sempre o motor do trator ao abastecer o tanque de combustível e nunca fume quando estiver abastecendo o trator;
- Não realize operações de manutenção quando o motor estiver em funcionamento;
- Ao descer ladeiras utilize sempre o freio motor e os freios do trator, jamais pise na embreagem ou desça em ponto morto;
- Sempre ao parar o trator desligue o motor e acione o freio de estacionamento antes de descer do trator;
- Só funcione o motor quando estiver devidamente acomodado no assento do operador;
- Mantenha a plataforma do operador e os degraus desobstruídos e limpos;
- Não colocar o motor em funcionamento em locais fechados, pois os gases do escapamento podem causar sérios danos à saúde do operador e dos trabalhadores presentes ao local.
Atualmente, existe uma grande variedade de modelos de tratores agrícolas e com diversas funções e acessórios, como cabines com ar condicionado, assentos ergonômicos, computadores de bordo e a proteção das partes móveis, fornecendo ao operador maior conforto e segurança.
No entanto, ainda falta uma maior conscientização dos empregados e empregadores a respeito da importância da segurança e saúde do trabalho na operação dos tratores agrícolas, bem como uma maior fiscalização pelas autoridades competentes.