Seja na empresa ou no home office, para exercer qualquer função é preciso manter a saúde e bem-estar no trabalho, favorecendo o equilíbrio mental dos funcionários, bem como, o sucesso da empresa.
Visto que, as leis e normas de segurança e saúde do trabalho também preveem esse cuidado, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores.
Dito isso, confira mais sobre o tema e aborde em seu Diálogo Diário de Segurança (DDS) a saúde e bem-estar no trabalho.
Índice
A saúde e bem-estar no trabalho
O trabalho sempre envolve um misto de emoções e sentimentos em relação às expectativas, incertezas, ambiente organizacional, colegas de trabalho, função exercida, salários, necessidades e a pressão que está cada vez maior com a demanda e concorrência para a manutenção de cargos e até o crescimento profissional.
Resultando estresse, ansiedade e angústias que atingem cerca de 70% da população ativa no Brasil, segundo dados da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse (Isma – BR), revelando a necessidade em abordar sobre a saúde e bem-estar no trabalho.
Afinal, esse assunto quando tratado com a devida relevância, garante não só a qualidade de vida e o equilíbrio emocional dos funcionários, como melhores resultados à empresa, bem como o atendimento às Normas Regulamentadoras (NR) e demais exigências legais de segurança e saúde no trabalho.
Uma vez que, as NR em diversos itens expõem o dever da empresa ou instituição em manter ações que promovam a Segurança e Saúde do Trabalho (SST), resultando qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Onde, além de garantir um local seguro e favorável, também é preciso atentar-se para a saúde mental e o clima organizacional em conformidade com o compromisso da manutenção da saúde laboral, visto que um está atrelado ao outro.
Cabendo o acompanhamento das ocorrências e afastamentos relacionados aos transtornos mentais e psicológicos, como depressão, síndrome do pânico, crises de ansiedade e outros, a fim de traçar planos, campanhas e soluções que previnam esse problema, gerando maior equilíbrio e bem-estar aos funcionários.
⇒ Leia também: DDS Saúde Mental no Trabalho.
A importância da saúde mental no trabalho
A saúde mental é um assunto que a cada dia está mais em evidência devido à proporção que tomou em todo o mundo, atingindo pessoas de todas as idades e classes sociais, revelando ser uma questão de saúde pública que merece atenção.
E assim, no ambiente de trabalho não é difícil se deparar com situações como essas, onde os sintomas ao serem percebidos não devem ser desconsiderados ou descredibilizados, o que pode gerar maior insegurança e desconforto à pessoa que já está sofrendo. Geralmente, os sintomas de alerta são:
- Mudança repentina de humor;
- Semblante triste e sem expressão;
- Queda de produtividade;
- Descontrole diante de situações de conflito;
- Dificuldade ou mudança na interação com a equipe;
- Choro sem aparente motivo;
- Falta de interesse por projetos e desafios da função;
- Problemas para manter a concentração e foco durante o trabalho.
Logo, ao identificar esses sinais em si próprio ou em um colega de trabalho, vale ter atenção, cuidado e empatia para buscar conversar e dentro do possível oferecer ou buscar auxílio, lembrando que a ajuda profissional de psicólogos e médicos especialistas é sempre bem-vinda, estimulando uma solução efetiva e tratamentos adequados que previnam o agravamentos dos transtornos, gerando a saúde e bem-estar não só no trabalho, como em diversas áreas da vida.
Dicas para manter a saúde e bem-estar no trabalho
Para manter a saúde e o bem-estar no trabalho é preciso que a empresa e os funcionários criem e mantenham de forma harmoniosa, iniciativas que favoreçam esse estado positivo. Confira algumas dicas práticas para iniciar já:
- Tire pausas durante o trabalho, se possível, pelo menos uma pela manhã e outra à tarde, para alongamentos e exercícios de respiração a fim de aliviar o estresse e desconfortos no corpo;
- Respeite os horários de almoço e café para aproveitar esse momento com relaxamento e descontração;
- Mantenha o ambiente de trabalho organizado;
- Planeje e organize a rotina na medida do possível a fim de aproveitar melhor o tempo;
- Esteja preparado psicologicamente para imprevistos e tente ter uma resposta positiva quando houver;
- Busque definir limites e prazos reais com superiores e colegas de trabalho evitando o excesso de pressão;
- Mantenha uma relação honesta com a empresa sobre os problemas profissionais e as possíveis soluções;
- Converse com alguém que possa ajudar, caso esteja passando por alta demanda ou pressão;
- Busque lembrar-se dos motivos pelos quais escolheu a profissão; e
- Não hesite em buscar ajuda profissional de um psicólogo ou outro profissional relacionado, caso precise conversar sobre as aflições e angústias.
Ao seguir essas dicas, levando-as a sério e implementando-as, será possível conquistar maior equilíbrio emocional, qualidade de vida e bem-estar no trabalho, favorecendo diversas áreas, garantindo assim, a saúde mental e uma vida mais prazerosa.
Portanto, aborde em seu DDS sobre a saúde e o bem-estar no trabalho, pois isso certamente resultará em um clima organizacional mais saudável e funcionários mais satisfeitos, favorecendo ao sucesso da organização.