O capital mais importante de uma organização é o ser humano, isto é indiscutível. É o ser humano que possui capacidade intelectual de abstração, habilidades manuais, de força, criatividade e variação.
No entanto, o ser humano também é caracterizado pela sua complexidade, ou seja, é composto pelo aspecto físico, social, mental, de forma que se torna afetado por milhares de estímulos, bem como afeta o ambiente no qual está inserido.
Também é do ser humano ser único, cada pessoa possui sua identidade, seus valores, crenças, hábitos, modos de lidar com as situações. Além disso, há indiscutivelmente diferença na aparência, nas habilidades físicas e mentais.
É neste sentido que este DDS se torna importante, pois toda esta diversidade e afetividade nos leva a pensar na importância de respeitar o colega de trabalho.
No ambiente de trabalho, portanto, existem pessoas de todas as cores, etnias, culturas, religiões, cada pessoa possui seus pensamentos, seu jeito de agir, há pessoas mais tímidas, outras mais extrovertidas.
Então é preciso ter esta noção, sabermos que o colega de trabalho é diferente de cada um, que o próximo não irá agir como outra pessoa agiria, por isso devemos sempre respeitar as individualidades e jamais julgar as ações e pensamentos dos outros, bem como não devemos cobrar do outro o que é da cultura de cada um.
Por exemplo, se você tem habilidade em executar uma função que requer força física, não deverá julgar o colega que não possui a mesma habilidade que você, pois com certeza ele possui habilidades as quais você talvez não possua também.
No entanto, sabemos que no dia-a-dia pode ser difícil lidar com as diversidades, por isso seguem algumas dicas para nos ajudar a respeitar o colega de trabalho:
- Ser cordial e gentil;
- Chamar os colegas pelo nome (ou se tiver intimidade, pelo apelido agradável);
- Cooperar e colaborar com os colegas;
- Fornecer ajuda quando alguém precisar;
- Não julgar ninguém pelo modo de vestir, pela aparência, raça, religião, etc;
- Não subestimar ninguém, todos possuem habilidades e talentos;
- Respeite as normas da empresa e regras sociais;
- Reflita sobre o que é ser respeitado;
- Reflita sobre o que é respeitar o colega de trabalho.
- Procure fazer sempre o melhor, não apenas o possível;
- Seja educado, dizendo “bom dia, obrigada, por favor…”;
- Procure se aperfeiçoar sempre;
- Vista a camisa da empresa;
- Seja coerente com aquilo que diz e que faz;
- Corrija seus erros ao invés de apontar os dos colegas.
Se você gostou do Diálogo Diário de Segurança – DDS respeitar o colega de trabalho. Aproveite e confira também nosso outro texto: A importância de respeitar as diferenças no ambiente de trabalho.
ótimo
Muito bom!
Sempre tive vontade de me aplicar a fazer técnico segurança do trabalho,
E uma errata que me indentificar muito.