Hoje, traremos o Diálogo Diário de Segurança – DDS Ergonomia no Trabalho. Confira o texto a seguir!
A ergonomia é a ciência que relaciona o homem ao ambiente de trabalho, buscando adaptar o trabalho ao homem, tendo em vista tornar as tarefas, empregos, organizações e sistemas compatíveis com as necessidades, capacidades e limites das pessoas.
Segundo a NR-17, que trata da ergonomia, as condições de trabalho devem adaptar-se às condições psicofisiológicas do trabalhador, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente.
Falar de ergonomia é de extrema importância, visto que de acordo com o Ministério da Saúde, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) estão entre as doenças que mais afastam trabalhadores de suas atividades profissionais.
A ergonomia existe para tornar o trabalho confortável, evitar o surgimento de doenças ocupacionais. Outrora considerava-se o trabalho como um sacrifício, hoje a ergonomia visa erradicar essa visão, buscando o conforto no ambiente de trabalho. Não é normal chegar em casa, após um dia de trabalho, com dores nas costas, dores de cabeça, ansioso. Não atentar-se às condições de trabalho causam prejuízos que podem ser irreversíveis.
A ergonomia divide-se em três aspectos:
- Ergonomia física: atua nas posturas de trabalho, na manipulação de objetos, nos movimentos repetitivos, nos problemas osteomusculares, no arranjo físico dos postos de trabalho, na segurança e na saúde dos trabalhadores.
- Ergonomia cognitiva: atua no estabelecimento do processo mental do trabalhador na relação prazer/sofrimento do trabalho, no estresse profissional e na formação profissional e pessoal.
- Ergonomia organizacional: atua nos sistemas e processos de comunicação dentro da organização, na concepção dos horários de trabalho, no trabalho em equipe, no trabalho cooperativo e na gestão pela qualidade.
Todos os três aspectos são importantes e devem ser aplicados em toda atividade laboral. Especial atenção deve ser dada à postura, visto que há situações em que a má postura pode produzir consequências danosas. Principais situações:
- Trabalhos estáticos que envolvem postura parada por longos períodos;
- Trabalhos que exigem muita força; e
- Trabalhos que exigem posturas desfavoráveis, como tronco inclinado e torcido.
Uma postura inadequada pode trazer, além de fadiga muscular, efeitos de longo prazo, sobrecarga imposta ao aparelho respiratório, formação de edemas, varizes e afecções nas articulações, principalmente na coluna vertebral (provocando artrose, bursite, sinovite, hérnias de disco – as lesões por esforço repetitivo – LER ou doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho – DORT).
⇒ Leia também: A importância da Ergonomia no Ambiente de Trabalho.
Além da postura inadequada, podemos enumerar outros riscos ergonômicos no ambiente de trabalho:
- Repetição de movimentos;
- Iluminação deficiente;
- Ritmo acelerado de trabalho;
- Monotonia de atividades;
- Longas jornadas de trabalho;
- Levantamento de cargas pesadas.
Para reduzir o risco de lesões e acidentes, algumas medidas simples podem ser praticadas diariamente.
- Faça alongamentos;
- Faça pausas durante alguns minutos, conforme recomendação da equipe de segurança do trabalho;
- Atente-se à sua postura: costas eretas, ombros para trás. Caso trabalhe sentado, ajuste a cadeira de maneira que você não fique com os braços encolhidos ou esticados; use um descanso para os pés para apoiar as pernas no caso de precisar deixar sua cadeira alta para usar o descanso dos pulsos;
- Caso trabalhe usando o computador, alterne o uso do mouse com o teclado, deixando-os próximos; lembre-se de que a distância entre o monitor e os olhos é de 45 a 75 cm. Não fique muito tempo olhando para a tela do computador. Desvie o olhar por alguns minutos.
- Em caso de ambientes fechados, mantenha a temperatura do local agradável, atentando à umidade;
- Use os equipamentos de proteção individual, como protetores auriculares;
- Sempre siga as normas de segurança.
Realize seu trabalho com presteza, não descuidando da sua saúde.