O trânsito é um ambiente composto por veículos, pedestres, sinais, sistemas, vias, mas mais do que isso é composto por seres humanos. É preciso entender que o trânsito é feito por pessoas, sendo elas de diversas idades, crenças, índoles, cada ser humano presente no trânsito possui sua personalidade, seu modo subjetivo de lidar com as situações, cada um possui seu trabalho, problemas pessoais, história de vida, enfim.
E é justamente pelo motivo de que o trânsito é feito por pessoas que ele se tornou o principal causador de mortes atualmente. É preciso, independente do problema que esteja passando, que haja direção defensiva.
A direção defensiva é o modo de conduzir um veículo, seja ele um carro, uma moto, um ônibus, um caminhão, uma bicicleta, é sempre preciso conduzi-lo de forma defensiva. Isto nada tem a ver com estar na defensiva, pronto para atacar, mas na verdade significa não precisar estar pronto, agir antecipadamente, significa dirigir defendendo a vida, a integridade e a paz no trânsito.
Dessa forma, considera-se direção defensiva o modo de dirigir pautado na prevenção, sempre atento, concentrado, sem distrações, prevendo os possíveis riscos e estar preparado para agir rapidamente. Prevenção no trânsito inclui os seguintes aspectos gerais:
- Checar o veículo;
- Checar a previsão do tempo;
- Realizar a manutenção do veículo;
- Verificar e cobrar das autoridades a manutenção das vias;
- Não utilize celular na direção;
- Não dirija sob efeito de álcool, drogas e medicamentos;
- Não dirija com sono;
- Mantenha-se atento aos pedestres, ciclistas, demais condutores, sinais, etc;
- Conheça e cumpra as leis de trânsito.
DDS Direção Defensiva em Motos
As motos são mais flexíveis nas vias, conseguem atingir espaços mais estreitos e por mais que isto pareça uma vantagem, é na verdade um risco para aqueles motociclistas que não exercem a direção defensiva.
As motos são as causas de acidentes mais graves, devido à maior exposição do condutor e do passageiro. Dirigir motos de forma defensiva inclui:
- Não costurar entre os demais veículos;
- Manter-se na velocidade adequada;
- Não ultrapassar pela direita;
- Manter distância adequada dos veículos grandes;
- Usar sempre o capacete de tamanho certo, com a viseira fechada, com o feixe abotoado e com certificação;
- Manter o farol aceso;
- Cuidado com deslocamento de ar que pode desestabilizar a moto.
DDS Direção Defensiva em Carros
Os carros são veículos de estrutura mediana em relação às motos, porém são menores em relação aos ônibus e caminhões, que são maiores. Por isso, ao mesmo tempo que oferecem maior risco às motos, também sofrem grande risco dos veículos maiores, portanto condutores de carros não devem se sentir seguros só por estarem no carro, mas exercer a direção defensiva, que inclui:
- Posicionar-se com ângulo de 90 graus, sem colocar o braço para fora, colocar as duas mãos no volante e manter os pés com o alcance adequado nos pedais;
- Verificar cintos de segurança, posição dos retrovisores, inclinação do banco, freios, pneus, sinalização, etc;
- Utilizar e cobrar dos passageiros que utilizem o cinto de segurança;
- Seja gentil no trânsito mesmo que as demais pessoas não sejam também;
- Não deixe objetos perigosos soltos no veículo;
- Utilize corretamente as setas e o farol.
A direção defensiva se relaciona com o trabalho porque, primeiramente, é através do trânsito que os trabalhadores chegam ao seu trabalho, dessa forma o que acontece no percurso contribui com a forma como o trabalhador irá desempenhar suas funções, isto é, de forma tranquila ou assustada, estressada, desatenta, interferindo na segurança do trabalho.
Além disso, o trânsito é o ambiente de trabalho de muitas pessoas: os motoristas de ônibus, de táxi, os moto-taxistas, os entregadores moto-boys, motoristas de caminhão, vendedores ambulantes, etc.
Os motoristas de ônibus transportam milhares de pessoas todos os dias, este profissional deve adotar a direção defensiva não somente em proteção à própria vida e ao próprio trabalho, mas também aos demais usuários.
Da mesma forma, os motoristas de caminhão que realizam longas viagens devem estar muito atentos não só com o trânsito e com o veículo, mas também respeitar o funcionamento do próprio organismo e não utilizar substâncias para manter-se acordados, por exemplo.
E por fim, a direção defensiva deve existir também no ambiente da empresa, onde há veículos e pedestres circulando. Por ser um ambiente fora do trânsito urbano ou rodovias, os condutores, muitas vezes, negligenciam os cuidados ao dirigir máquinas ou veículos.