O Coronavírus trata-se do vírus responsável pela doença infecciosa de alta transmissibilidade chamada COVID-19, uma síndrome respiratória aguda com quadros que podem variar de casos leves, cerca de 80%, a casos muito graves com insuficiência respiratória, entre 5% a 10%, podendo levar a óbito.
No final de 2019, em Wuhan na China, surgiu os primeiros casos do novo Coronavírus. A partir disso, a doença se disseminou rapidamente por várias partes do mundo, inclusive no Brasil, que vêm apresentando um drástico aumento na quantidade de mortes causadas pelo novo Coronavírus.
Entre as principais vias de transmissão do Coronavírus, especifica-se o contato com secreções corpóreas contaminadas, como gotículas de saliva, catarro, espirro, tosse. Bem como, o contato das mãos não higienizadas com o nariz, a boca e os olhos, principalmente, após tocar objetos e/ou superfícies contaminadas.
Na maioria dos casos, os sinais e sintomas do Coronavírus no organismo são semelhantes a uma gripe ou resfriado comum. Entre os principais sinais e sintomas da COVID-19, destacam-se: febre alta, falta de ar, tosse seca, cansaço, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, redução do olfato e paladar, entre outros. Porém, algumas pessoas infectadas podem não apresentar sintomas, os chamados assintomáticos.
Atualmente, ainda não existe uma vacina e/ou remédio especifico para prevenção do Coronavírus (COVID-19). Assim, a melhor forma de prevenção contra a doença é evitar a exposição ao vírus.
Portanto, é de suma importância que você obedeça às orientações do Ministério da Saúde, dos governos estaduais e municipais. Conforme descritas a seguir:
- Lave as mãos constantemente com água e sabão ou utilize o álcool gel 70% para a higienização, incluindo o espaço entre os dedos, as unhas e os punhos;
- Mantenha a distância, no mínimo, de 1 (um) metro das pessoas;
- Não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e/ou aperto de mão;
- Ter cuidado ao espirrar ou tossir, caso isso aconteça, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou um lenço de papel descartável;
- Evite tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não higienizadas corretamente;
- Realizar a higiene nasal com algum lenço descartável;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos ou copos;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Limpar e desinfetar os objetos e as superfícies tocados com frequência, como celulares, maçanetas, corrimões, etc;
- Evite locais de grande aglomeração de pessoas, como agências bancárias, etc;
- Se possível, evite sair de casa;
- Caso necessite sair de casa, ao retornar, realize a higienização das mãos, retire e lave a roupa, limpe os sapatos, o óculos, a bolsa, a carteira, as chaves, entre outros objetos;
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável;
- Utilize a máscara corretamente ao sair de casa, evite tocá-la durante o uso;
- Não reutilize máscaras descartáveis.
- As máscaras são de uso individual;
- As pessoas doentes devem permanecer em casa e, caso a doença se agrave, procurar a unidade básica de saúde.
A prevenção ainda é a melhor forma de evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Cabe a cada um de nós fazer sua parte!