Entende-se por cognição um conjunto de processos mentais, os quais incluem: memória, raciocínio, atenção, concentração, percepção, inteligência, emoções, entre outros. Estes citados são os maiores focos da ergonomia cognitiva, pois são processos muito ligados ao trabalho.
Assim, este termo é usado para se referir ao tipo de ergonomia que visa alcançar melhorias no trabalho para prevenir e aprimorar a cognição dos colaboradores. Estes processos mentais são essenciais para que haja, inclusive segurança no trabalho.
Índice
Objetivo da Ergonomia Cognitiva
Há tempos atrás não se falava em cognição como um objeto a ser atendido na ergonomia, hoje as empresas mais atualizadas e inovadoras entendem que a ergonomia cognitiva consegue alcançar objetivos que outros tipos de ergonomia não alcançariam sem ela, isto é, este tipo ergonômico tem alta contribuição na qualidade de vida no trabalho.
A partir disso, podemos listar alguns destes objetivos:
- Preservar a atenção;
- Reconhecer e aprimorar a curva de atenção;
- Aprimorar a memória;
- Melhorar a psicomotricidade;
- Promover conhecimentos;
- Identificar tipos de inteligência;
- Promover inteligência emocional;
- Preservar saúde mental e física.
⇒ Leia também: Tipos de Ginástica Laboral.
Ergonomia Cognitiva no Trabalho
A ergonomia cognitiva é aplicada ao trabalho através de diversas intervenções, como:
- Processo de recrutamento e seleção: é feita avaliação psicológica a fim de analisar a atenção, memória, inteligência, raciocínio através de testes apropriados para estes fins;
- Treinamento e desenvolvimento de pessoas: novas habilidades, aprendizados e atitudes podem ser adquiridas em programas de desenvolvimento de talentos;
- Organização do tempo: avaliando a curva da atenção, isto é, a partir de determinado tempo na jornada de trabalho, a atenção tende a cair, exigindo-se um intervalo de descanso para que o nível de atenção volte ao seu pico;
- Ginástica laboral: esta atividade física estimula determinados hormônios que melhoram a memória, o humor e a atenção;
- Organização do ambiente de trabalho: o ambiente físico é uma grande influência para a desatenção, isto é, quando o local não deve possuir estímulos que tirem a atenção do colaborador ou mesmo que provoquem sensação de estresse;
- Outros tipos de ergonomia: o ser humano é integrado de diversos aspectos, por isso os outros tipos de ergonomia (organizacional e física) acabam por influenciar os processos cognitivos. Por exemplo: a falta de conforto e segurança no posto de trabalho afeta diretamente a atenção.
A Importância da Ergonomia Cognitiva
A atenção aliada à concentração, talvez, seja uma das maiores preocupações da ergonomia cognitiva, pois estes construtos são essenciais para uma boa produtividade, bem como para evitar fadiga e cansaço. Além disso, a atenção auxilia na prevenção dos acidentes de trabalho, já que o colaborador se vê atento aos riscos, aos procedimentos e instrumentos.
Além disso, a inteligência emocional também é de grande valia, pois evita conflitos, estresse, depressão, enfim, evita motivos de sofrimento emocional e assim, reduz os índices de afastamento, atrasos, faltas.
A memória, por sua vez, auxilia no melhor rendimento durante a execução das tarefas, pois evita que o colaborador esteja sempre buscando a mesma informação, isto é, torna o trabalho mais eficaz (menos esforço e tempo e mais resultados), além disso, a memória está ligada ao aprendizado e este auxilia no crescimento profissional.
A identificação das inteligências, por sua vez, refere-se ao momento de recrutamento e seleção em que o gestor identifica os diferentes tipos de inteligência, conseguindo adequar o homem ao cargo ideal de acordo coma compatibilidade de perfil, o que aumenta os níveis de produtividade.
Em resumo, a importância da ergonomia cognitiva está nos benefícios que esta proporciona para o trabalhador e para a empresa, ou seja, aumento de produtividade, redução de sofrimento emocional, crescimento pessoal, redução de rotatividade, absenteísmo, melhora no relacionamento interpessoal, prevenção dos acidentes de trabalho, entre outros.