Pode não parecer, mais o ambiente de trabalho guarda diversos aspectos que podem afetar a saúde física e emocional do funcionário.
A segurança e saúde do trabalho é a área que se importa em preservar a integridade física e emocional dos colaboradores através de ações que previnem os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho.
A depressão no ambiente de trabalho é um dos distúrbios psicológicos mais comuns, que causa afastamentos e incapacidade laboral, sendo um assunto que merece bastante atenção.
Índice
O que é depressão no ambiente de trabalho?
Depressão é um disfuncionamento psicológico de diversos níveis, caracterizado basicamente por uma condição apática.
Assim como outras doenças e psicopatologias, a depressão também constitui uma lista de doenças relacionadas ao trabalho. Portanto, a depressão no ambiente de trabalho é entendida como o distúrbio psicológico que tem sua etiologia relacionada aos aspectos do trabalho.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a depressão será o principal motivo de afastamento do trabalho. Diante disso, a sociedade e as organizações devem procurar medidas preventivas.
Causas da depressão no ambiente de trabalho
O trabalho pode ser um fator de desenvolvimento ou de agravamento do quadro depressivo, diante disso sabe-se que há alguns aspectos possivelmente presentes no ambiente de trabalho que se configuram como fatores desencadeantes da depressão no ambiente de trabalho, veja alguns destes fatores:
- Pressão e exigência exacerbados;
- Situações estressantes por tempo prolongado;
- Assédio moral;
- Assédio sexual;
- Mal relacionamento interpessoal;
- Bullying;
- Falta de reconhecimento e recompensa;
- Horários mal distribuídos;
- Excesso de trabalho;
- Risco de acidentes.
⇒ Leia também: Depressão pode ser considerada doença ocupacional?
Sintomas de depressão no ambiente de trabalho
É preciso saber identificar os sinais da depressão no ambiente de trabalho, muitas vezes a pessoa acometida atribui o modo como se sente ao cansaço, estresse, perda de motivação, mas estes aspectos não podem ser vistos como causa da condição e sim como sintoma. Fique atento aos sinais da depressão:
- Queda da autoestima;
- Apatia;
- Prejuízo do sono;
- Mudança no apetite;
- Falta de interesse nas atividades laborais;
- Falta de interesse nas relações pessoais (sexo, família, lazer, compromissos sociais);
- Dificuldade de concentrar-se no trabalho;
- Memória afetada;
- Cansaço e fadiga;
- Choro frequente;
- Absenteísmo;
- Queda da produtividade;
- Incapacidade/dificuldade de realizar ou finalizar tarefas laborais.
Como evitar a depressão no ambiente de trabalho
É responsabilidade tanto da empresa como do trabalhador cuidar da saúde do mesmo, isto inclui atitudes da empresa que previnam e eliminem fatores de risco, bem como inclui a procura de uma qualidade de vida por parte do próprio funcionário.
Isto quer dizer que a empresa pode investir em medidas como treinamento de liderança, que proporciona uma boa relação entre funcionário e chefia, além de que um bom líder sabe recompensar e reconhecer o trabalho dos funcionários, sabe intermediar conflitos, identificar problemas e riscos de saúde precocemente.
Além disso, a empresa pode investir em serviços especializados que auxiliam na prevenção da depressão no ambiente de trabalho como ginástica laboral, pois a atividade física beneficia o humor e o bem-estar, bem como psicólogos, que auxiliam na identificação e eliminação de fatores de risco emocionais e podem encaminhar para psicoterapia ou mesmo realizar dinâmicas e palestras motivadoras.
Por sua vez, o próprio funcionário pode buscar um estilo de vida saudável, através da melhora na alimentação, realização de atividade física regular e prazerosa, busca de lazer, descanso e busca de ter bons momentos fora do trabalho.
Além disso, é preciso que o funcionário saiba se desligar dos problemas do trabalho quando estiver no ambiente familiar, é preciso trabalhar para viver e não viver para trabalhar.
⇒ Leia também: Funcionário com depressão pode ser demitido?
Como lidar com a depressão no ambiente de trabalho
Infelizmente, mesmo havendo medidas preventivas, há pessoas que são predispostas a desenvolver um quadro depressivo. Desta forma, é preciso saber não somente como evitar, mas também como lidar com a depressão no ambiente de trabalho.
O primeiro passo é identificar o quadro, para que haja intervenção na equipe como um todo, na cultura organizacional e no próprio funcionário acometido.
A intervenção pode incluir palestras, reuniões e medidas de conscientização para que os colegas saibam lidar e ajudem a pessoa acometida a enfrentar a depressão da melhor forma possível.
Pode haver uma necessidade de remanejo de cargo, já que o funcionário com quadro depressivo se vê com dificuldade de concentração, produtividade, atenção, etc. Outra possibilidade da empresa é encaminhar e custear o tratamento psicológico do funcionário.
A empresa também deve intervir diretamente nos fatores de risco, isto é, promover um ambiente de trabalho com condições adequadas para contribuir com a melhora do funcionário e para evitar novos quadros de depressão no ambiente de trabalho.
A depressão em ambientes de trabalho é muito comum principalmente se a pessoa faz alguma coisa que odeia e ainda por cima ganha muito mal.
Ñ quero mais trabalhar na empresa onde estou, vou todos os dias desanimada, sem ânimo,empurrando com a barriga como diz o ditado, ñ tenho vida social ñ tenho interesse em mais nada ñ sei o que fazer.
Todo trabalho tem seu momento fadigantes, como as vezes somos desmotivados chegamos questionar nosso ramo profissional e as nossas condições de trabalho, o que nosso amigo prevencionista Thiago disse e verdade, sera que estamos feliz com o meu trabalho, sera que esse salario que recebo esta me agrando, o que posso fazer para mudar isso, quais são as minhas prioridades, se não tenho outra opção de emprego cabe a minha pensar de outra forma e tetar ver com outros olhos para adequar a um ambiente melhor para mim. Diana intendo muito bem o seu caso e sei que e difícil, quando nós falta oportunidades boas ficamos preso é algo que temos que não nós agrada, essa tem que ser uma mudança a ser pensado com carinho a respeito do seu momentos pessoal e os momentos profissional, temos que ter um intervalo e condições para vivenciar os dois sem esgotar um ao outro, valorize tanto seu trabalho e tanto sua vida pessoal, família, lazer tem que ser respeitado para ter um ambiente de trabalho também prazeroso. Um abraço galera, bom site….
Boa tarde pessoal. Quero compartilhar com vcs a minha insatisfação na profissão, tento fazer o básico a empresa não deixa e depois cobra quando algo dá errado. Todo dia venho me arrastando para o trabalho, já não sei mais o que fazer.