Saiba os benefícios da segurança do trabalho para a empresa e os empregados.
O grande desafio das empresas em relação à saúde e segurança do trabalho é implantar ações que realmente tragam resultados visíveis, em outras palavras a maioria dos gestores conhece e fala sobre a SST, porém nem todos sabem como obter os benefícios da segurança do trabalho de forma efetiva.
Um dos objetivos de investir em segurança do trabalho é promover qualidade de vida no trabalho, eliminando riscos de acidentes, de doenças e melhorando o clima no ambiente laboral, assim procura manter a saúde tanto física quanto psicológica dos trabalhadores.
Benefícios da Segurança do Trabalho para o Trabalhador
Os trabalhadores consistem no principal capital da empresa e não se deve esquecer, que se trata de seres humanos, os quais estão suscetíveis a sofrer acidentes, desenvolver doenças. Com base nisso, pode-se dizer que os benefícios da segurança do trabalho para o trabalhador incluem:
- Integridade física e emocional de forma integrada;
- Realização com o trabalho;
- Aumento da satisfação;
- Melhora da concentração e atenção;
- Melhora no rendimento;
- Aumento da autoconfiança;
- Redução de dores e desconforto no trabalho;
- Redução de estresse, depressão e ansiedade;
- Redução de doenças e risco de acidentes;
- Estabilidade no trabalho;
- Possibilidade de crescimento profissional (em consequência à melhora do rendimento e da satisfação);
- Melhora na vida social, dentro e fora do trabalho;
- Sensação de bem estar e equilíbrio.
Benefícios da Segurança do Trabalho para a Empresa
Muitos gestores têm o pensamento de que investir em SST só beneficia os trabalhadores e que a empresa só perde financeiramente com os gastos destas ações, mas um bom gestor consegue visualizar de forma tangível os benefícios da segurança do trabalho para sua empresa.
- Reconhecimento social: melhora da imagem da empresa para os clientes e para o próprio mercado, o que promove também uma vantagem competitiva;
- Redução de gastos previdenciários: com eliminação dos fatores que causam doenças ou acidentes, menor será o índice de afastamento;
- Redução da rotatividade e do absenteísmo: é importante dizer que estes aspectos podem prejudicar a imagem da empresa e o rendimento da equipe;
- Aumento da produtividade final, em consequência à melhora do rendimento dos trabalhadores;
- Mais saúde e segurança: o que resulta em um capital humano mais eficaz e mais lucro para a empresa;
- Confiança de parceiros: os clientes, investidores, fornecedores passam a confiar na empresa, o que faz com que a empresa cresça cada vez mais no mercado;
- Lucro: de forma planejada e dimensionada, os investimentos em SST trazem lucratividade, pois reduzem as despesas decorrentes de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Em suma, pode-se apontar que os benefícios da segurança do trabalho são integrados, pois como conseqüência, os benefícios percebidos pelo trabalhador acabam afetando positivamente a empresa e vice-versa.
A rentabilidade que a empresa pode alcançar investindo em segurança do trabalho é muito satisfatória, pois esta rentabilidade resultará no aumento da produtividade e da eficiência, na redução de gastos previdenciários e de tratamentos, bem como na melhoria da imagem e no crescimento da empresa.