Saiba como evitar o estresse no trabalho. Confira!
O trabalho pode matar e não é apenas força de expressão. Ter um emprego em um ambiente estressante é algo extremamente negativo. O principal responsável por isso é estresse e suas implicações no organismo vão além de problemas emocionais. Isso prejudica a produtividade no trabalho e sua saúde. Pode desencadear obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e até câncer.
O estresse faz parte de todas as atividades profissionais. Ele pode ser um importante aliado quando controlado. Porém pode destruir uma carreira quando exagerado. Torná-lo aliado é o grande desafio. Quer saber como fazer isso?
As principais causas do estresse no trabalho
Os fatores que mais contribuem para o estresse no trabalho são:
- Insegurança por causa de pressão, desemprego ou ameaças.
- Dificuldade de relacionamento com chefes ou colegas de trabalho.
- Desavenças na equipe.
- Ambiente de trabalho desagradável, sujo ou precário.
- Cobrança exagerada de si mesmo ou dos outros.
- Jornada excessiva.
- Ambiente ruidoso.
Como evitar o estresse no dia a dia
O primeiro passo é identificar o que está provocando o estresse. O problema pode ser você que pode estar se sobrecarregando por não delegar funções, se exige demais, busca perfeccionismo. Podem ser as características do trabalho como pressão, prazos, sobrecarga, jornada excessiva, ou o próprio ambiente de trabalho e as relações entre as pessoas.
Ficar atento aos sinais do corpo é importante. Os primeiros sintomas são cansaço e desânimo exagerados, fadiga constante, dificuldade de concentração, comportamento explosivo, esquecimento e problemas de memória. Outros sintomas comuns são hipertensão, transtornos de ansiedade, gastrite e outras alterações gastrointestinais.
Não se sobrecarregue e nem guarde problemas somente para si. Cobrar-se demais ou não delegar funções é atitude que contribui para aumentar o estresse. Conhecer o emprego antes iniciar é fundamental evitando quebra de expectativa e frustração.
Resumir sua vida apenas ao trabalho é outra forma de contribuir para o aumento do estresse. É muito importante ter um hobbie, manter contato com a família e amigos ou realizar outras atividades para se distrair e ocupar fora do horário de trabalho. Pratique exercício físico pelo menos três vezes por semana.
Cuide de sua alimentação para fortalecer o sistema imunológico. Vitamina C e alimentos ricos em zinco contribuem para melhorar a imunidade. O sono também é fundamental. Durma pelo menos oito horas por dia. Isso diminui o estresse, melhora a memória e o raciocínio.
Distanciar-se da internet ajuda a diminuir o estresse. As redes sociais aumentam a ansiedade e reduzem a produtividade. Por isso, é bom distanciar-se delas pelo menos durante o expediente.
Quando perceber os primeiros sinais do estresse, é hora de diminuir o ritmo e estabelecer prioridades. O que você deseja alcançar? Até onde pretende ir? Qual seu limite? A partir dessas perguntas estabeleça sua rotina para reduzir o estresse e mantê-lo como algo positivo, alavancando sua carreira. Sua saúde não tem preço!