Tire suas dúvidas sobre DORT.
A sigla DORT vem sendo muito utilizada nos últimos anos em substituição à tão difundida LER, que caiu em desuso na esfera trabalhista por ser menos específica. No texto de hoje, saiba mais sobre o que é DORT e como ela prejudica o desempenho e a vida privada do trabalhador.
Índice
O que significa DORT?
O DORT é a sigla para Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A sigla foi introduzida pelo INSS em 1998, na Ordem de Serviço nº 606/98.
De acordo com a OS, definem-se como DORT as lesões em tendões, músculos, articulações e nervos periféricos provocadas por esforços repetitivos, excesso de peso ou manutenção de postura inadequada durante o trabalho. Costumam se manifestar principalmente nos membros superiores, ombros e pescoço, mas podem aparecer em outras partes do corpo, como joelhos e coluna.
Quais são os sintomas de DORT?
Normalmente, o primeiro sintoma de DORT é a dor na área afetada, seguida de inchaço, formigamento, dormência e sensação de choques. Se não tratada, a inflamação se espalha e pode levar à diminuição da amplitude dos movimentos e até mesmo dificuldade para movimentar as mãos e segurar objetos.
A DORT apresentam quatro estágios:
- Dor difusa (não é possível identificar exatamente qual parte do corpo dói) e apenas durante os movimentos;
- Dor persistente, porém reversível com tratamento adequado e alteração das condições de trabalho;
- A doença se torna crônica e se converte em um processo degenerativo irreversível. A dor é constante, em locais definidos e se manifesta através de choques e pontadas;
- A dor se torna insuportável e chega a impedir tarefas simples. Há a formação de cistos e a perda da força física.
⇒ Leia também: O que é Ergonomia no Trabalho?
Como tratar a DORT?
Quem desconfia que está sendo acometido por DORT deve procurar orientação médica o mais rápido possível para frear a evolução da doença. O tratamento é baseado na fisioterapia e em anti-inflamatórios e pode incluir terapias alternativas, como acupuntura, shiatsu, hidroterapia e caminhadas. O ritmo de trabalho deve ser diminuído; dependendo do estágio da doença, deve-se avaliar uma mudança de função ou afastamento temporário ou permanente.
Como evitar o aparecimento de DORT?
A melhor maneira de prevenir as DORT é adotando uma postura adequada no trabalho, obedecendo às indicações de ergonomia de cada função. Por exemplo, quem trabalha sentado deve usar uma cadeira que permita manter as costas retas e os pés apoiados no chão, com os joelhos formando um ângulo de 90° ou mais.
Também é fundamental fazer pausas durante o dia. Quem trabalha em serviços mecânicos (como digitação, por exemplo), deve descansar por 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho. É importante alongar o corpo, desviar os olhos da tela e se possível, fazer uma pequena caminhada.