Índice
Conceito de Ergonomia
A palavra Ergonomia origina-se do latim e através dos termos Ergo que significa trabalho e Nomos que significa leis, regras ou normas, se estabelece o significado para ergonomia como as leis, regras ou normas que regem o trabalho.
A ergonomia é considerada por alguns autores como uma ciência, enquanto por outros está inserida no campo da tecnologia, devido o seu caráter aplicativo e de transformação.
No entanto, definiremos a ergonomia como uma disciplina científica que estuda a interação entre o homem e o trabalho, visando adequar o ambiente de trabalho às características psicofisiológicas, anatômicas e biomecânicas do ser humano, de modo a se obter o máximo possível de conforto, segurança e otimização.
O que é Ergonomia Cognitiva?
A ergonomia cognitiva estuda o processamento e comportamento mental dos indivíduos, como aspectos relacionados ao seu pensamento, raciocínio, comportamento e relacionamento pessoal e/ou profissional.
- Por exemplo: Stress, Interação homem-máquina, resolução de problemas, etc.
O que é Ergonomia Física?
A ergonomia física estuda as características anatômicas, fisiológicas e biomecânicas dos seres humanos em consideração à execução de determinada atividade física.
- Por exemplo: Lesão por Esforços Repetitivo – LER, Distúrbio Osteomuscular Relacionados ao Trabalho – Dort, postura corporal, levantamento e transporte manual de peso, saúde e segurança do trabalhador, etc.
⇒ Leia também: O que é Antropometria?
O que é Ergonomia Organizacional?
A ergonomia organizacional como o próprio nome diz, estuda as características organizacionais, estruturais, processuais e políticas da organização.
- Por exemplo: Divisão de trabalho, jornada de trabalho, gestão da qualidade, ambiente físico, remuneração, etc.
Dessa forma, observa-se que a ergonomia trata-se de uma ciência interdisciplinar, sendo constituída por diversas disciplinas como a psicologia, fisiologia, medicina do trabalho, psicofisiologia, biomecânica, engenharia, arquitetura, design, antropologia, sociologia, psicosociologia, informática, etc.
⇒ Leia também: O que é Ginástica Laboral?
Aplicação da Ergonomia
A aplicação da ergonomia é estabelecida pelas 3 (três) seguintes etapas:
- Ergonomia de Concepção – Como o próprio nome diz, essa etapa se dá imediatamente no início do projeto;
- Ergonomia de Correção – Como o próprio nome diz, trata-se de uma etapa corretiva ou de reparação. Portanto, é estabelecida sobre um cenário já existente;
- Ergonomia de Conscientização – Essa etapa se estabelece por intermédio de treinamentos, orientações e cursos. Portanto, trata-se de uma etapa de caráter educacional.
Independente da etapa pretendida é de suma importância realizar uma minuciosa pré-avaliação do ambiente antes de executá-la. Além disso, ao planejar à aplicação ergonômica no ambiente de trabalho é importante está atento à algumas normas técnicas abaixo:
- Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE;
- Anexo I da Norma Regulamentadora nº 17 (Trabalho dos Operadores de Checkouts);
- Anexo II da Norma Regulamentadora nº 17 (Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing);
- NBR ISO 11228-3:2014 – Ergonomia – Movimentação manual. Parte 3: Movimentação de cargas leves em alta frequência de repetição;
- NBR ISO 11226:2013 – Ergonomia – Avaliação de posturas estáticas de trabalho;
- ISO 14738: 2002 – Segurança de máquinas – Requisitos antropométricos para a concepção dos postos de trabalho em máquinas;
- NBR ISO 9241-210:2011 – Ergonomia da interação humano-sistema. Parte 210: Projeto centrado no ser humano para sistemas interativos.
Parabéns pelo excepcional trabalho do blog da segurança.
Acerca da ergonomia vocês explicaram de maneira pormenorizada e, assim facilita a compreensão do tema abordado.
Para a equipe do Blog Segurança do Trabalho, feliz natal e um próspero ano novo!
Parabéns pelos excelentes trabalhos disponibilizados no blog. São todos de profundo conteúdo e fácil entendimento. São verdadeiras aulas.
Para toda equipe do Blog de Segurança do Trabalho, feliz Ano Novo, com muita paz e Segurança.